– SUGESTÕES DE ATIVIDADES –

CIÊNCIAS

• Quais são os nutrientes presentes em cada hortaliça produzida na horta da sua escola? Qual a função de cada um desses nutrientes no nosso organismo?

• Como podemos produzir adubo orgânico na nossa escola?

• Como as minhocas podem contribuir para um solo de melhor qualidade para a horta? Você sabe produzir um minhocário?

• Você sabia que é possível controlar as pragas sem o uso de agrotóxicos?

• Vamos construir uma pirâmide dos alimentos bem grande e bonita para expor próximo à cantina da escola e informar toda a comunidade sobre cada grupo de alimento?

• Você sabe o que é cadeia alimentar? Vamos estudar sobre isso e descobrir sua importância para a preservação da natureza?

• Você já estudou sobre o ciclo da água?

• Como a água chega até a sua escola ou até sua casa? Essa água é de qualidade para o consumo?

• O que é possível ser feito para reduzir o consumo da água? Como devemos molhar as hortaliças da nossa horta para evitar o desperdício de água?

• Você sabe o que fazer para aproveitar a água da chuva?

• Vamos pesquisar os rótulos dos alimentos que mais consumimos e discutir o valor nutricional de cada um?

• Pesquisar 10  passos para uma alimentação adequada e saudável no “Guia Alimentar para a População Brasileira” (documentodo Ministério da Saúde, que borda os conceitos e recomendações de uma alimentação saudável para a população brasileira).

• Mapeamento de árvores e perigo de queda - passear com os alunos pela escolase/ou pelo entorno para mapear árvores fazendo a identificando e catalogação de espécies. Além disso, verificar quais podem estar em risco de queda por estarem velhas ou precisando de poda. Nesse caso é preciso ligar 156 para uma avaliação da equipe da prefeitura responsável pelo serviço.

• Realizar o plantio de árvores.

• Na escola, podem-se criar formas adequadas de coleta e destino do lixo, reciclagem e reaproveitamento de materiais. É possível também discutir comportamentos responsáveis de “produção” e “acondicionamento” em casa, e nos espaços de uso comum; o tipo de embalagens utilizado nos produtos industrializados e as diversas formas de desperdício; o prejuízo causado por produtos descartáveis não-biodegradáveis; formas de pressionar os produtores para mudanças no sistema de produção e materiais empregado. Deve-se, também, propiciar contato com estratégias de destinação utilizadas por outras localidades, numa perspectiva de busca de soluções.

Fontes:

- Aprendendo com a horta - Caderno 4 - de 6 a 10 anos - VOLUME 2 - Brasília – Brasil – 2009

- http://edukatu.org.br

- http://cesa.pbh.gov.br