PROJETOS PARCEIROS DO PROJETO ECOEESCOLA BH

(clique em cada um para maiores informações)

Os projetos parceiros visam a fortalecer ações socioambientais nas escolas.

1. URBEL/DEFESA CIVIL - Cultura da prevenção e redução de riscos geológicos - escolas em áreas de risco geológico (19 escolas).

2. DEFESA CIVIL NAS ESCOLAS - O objetivo do projeto é fomentar cultura de proatividade da comunidade escolar, fundada em medidas de autoproteção e proteção comunitária, para o permanente enfrentamento das ameaças e vulnerabilidades, considerando a realidade local e o contexto de risco em que cada escola está inserida. Pretende-se prepara estudantes e educadores para serem multiplicadores de boas práticas, rumo à consolidação da cidade cada vez mais resiliente.

3. PROJETO IZIDORA – Gestão de resíduos sólidos (20 escolas Bacia Hidrográfica do Ribeirão Izidora).

4. ECOAVIS -  incentivar a preservação do meio ambiente por meio da prática da observação de aves (todas escolas interessadas).

5. SUSAN -  Segurança alimentar e meio ambiente - hortas escolares e compostagem (todas escolas).

6. SLU- Coleta Seletiva  - A SLU disponibiliza caminhão de lixo para realizar a coleta seletiva nas escolas, além de oferecer formações para os educadores.

7ADOTE EDUCATIVO - Adote um amigo é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e tem como um dos objetivos formar cidadãos capazes de manter relações mais harmônicas e responsáveis com os animais domésticos.

8. Cooperativas de Reciclagem - Cooperativa de Reciclagem dos Catadores da Rede de Economia Solidária.

9. PROPAM - Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia Hidrográfica da Pampulha.

10. Estação Ecológica da UFMG - O Programa Estação Ecológica (PROECO) oferece aos visitantes atividades de educação socioambiental: trilhas ecológicas guiadas e nove oficinas temáticas. As visitas são agendadas pelo Programa Aulas-Passeio.

11. Colônia do Brincar - Luciana Moreira é brinquedista e apresenta o brincar com a natureza como fator importante para o desenvolvimento das competências necessárias para o século XXI.

12. Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica - A FPMZB participa de três projetos no Programa Ecoescola BH: Percursos Ambientais, PlantAR BH e Jardinagem nas escolas.

13. Curso Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça (Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu -COMUPRA e Movimento Deixem o Onça Beber Água Limpa) - O curso propõe discutir a educação ambiental no contexto mundial, apresentar as bacias hidrográficas de Belo Horizonte e as possibilidades de utilização pedagógica da bacia hidrográfica do Ribeirão Onça na realidade das escolas, como a produção de atividades ou sequências didáticas e a constituição de parcerias diversas. Serão discutidas questões de gênero, étnico-raciais e culturais e descritas as diversidades de ações e visões na bacia hidrográfica do Ribeirão Onça, bem como a apresentação dos circuitos eco-pedagógicos.

14. Carabina Filmes Apresentação de curtas, médias e longa-metragens, debates e reflexões entre diretores dos filmes e convidados sobre a temática meio ambiente, sob diversos ângulos, exibidos na SARANCINE 2021  - Festival de Cinema Ambiental de Sarandira.